Bacteriana
Esse tipo é causada por bactérias, como o próprio nome sugere. Na maioria das vezes, a bactéria responsável pela inflamação é a Streptococcus. E neste caso, os sintomas costumam ser mais intensos.
Viral
Neste tipo, que é o mais comum, a amigdalite é causada pelos vírus Rinovírus e Influenza. Os sintomas e cuidados são mais brandos e, em geral, a inflamação dura em torno de cinco dias a uma semana.
Crônica
Ocorre quando a inflamação é recorrente, o que pode causar nódulos cervicais, popularmente chamados de “ínguas”, que é o aumento de tamanho de alguma estrutura do organismo. Este tipo é mais comum em crianças e pode ocorrer mais de uma vez ao ano.
Aguda
Esse último tipo de amigdalite ocorre mesmo sob a administração de medicamentos e está associado a uma dor de garganta com evolução rápida e pode persistir por duas semanas ou mais.
Causas da inflamação das amígdalas
Como já foi citado anteriormente, as amígdalas geralmente inflamam ao reagir a uma infecção, que pode ocorrer por diversos motivos, uma vez que elas estão expostas a infinitas partículas, podendo, portanto, acumular resíduos e bactérias que causam essas infecções.