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Buscando a diferenciação dos distúrbios de aprendizagem e a dislexia
05/09/2019

Buscando a diferenciação dos distúrbios de aprendizagem e a dislexia

Existem tentativas de diferenciação entre os distúrbios de aprendizagem e a dislexia. Uma das maneiras de definir o quadro é conhecer de forma completa o histórico da criança, o momento de início das dificuldades e quais eram. Também é importante conhecer a dimensão e extensão dos transtornos e seus impactos para o sujeito, desde cedo envolvendo a aquisição da linguagem oral e que antecedem a escolarização, ou mesmo a manifestação principal na área da leitura e da escrita, a partir da alfabetização.

Para os distúrbios da aprendizagem podemos encontrar:

- distúrbios fonológicos;

- falhas em habilidades de linguagem (pragmáticas, semânticas e sintáticas);

- Distúrbios de linguagem anteriores à escolarização;

- Dificuldades narrativas;

- Falhas na recepção e expressão da linguagem;

- Alterações no processamento auditivo e/ou visual;

- Desenvolvimento da aprendizagem comprometido desde os primeiros anos de vida;

- Dificuldades espaciais e temporais;

- Falta de organização e na utilização de funções metacognitivas;

- Dificuldade na organização, planejamento e execução de atividades;

- Dificuldade no raciocínio lógico matemático. 

Observação: esses transtornos afetam o aprendizado da leitura, escrita e aritmética, comprometendo o desempenho acadêmico.

Já na dislexia:

- o processo de desenvolvimento inicial da criança não revela alterações e as dificuldades começam a surgir no aprendizado da leitura e escrita, desde o início do processo de alfabetização;

- Dificuldades na correspondência som e letra;

- Nível de leitura abaixo do esperado para a escolaridade;

- Ausência de outras alterações que possam justificar as dificuldades;

- Habilidades da linguagem oral preservadas, com o problema centrado na linguagem escrita;

- Alguns aspectos podem estar comprometidos como os observados nos distúrbios de aprendizagem, como habilidades fonológicas, elaboração de narrativas, funções expressivas e no processamento de informações.

A dislexia corresponde a um distúrbio de desenvolvimento da linguagem, marcado por um déficit no processamento fonológico, que seria responsável pelas dificuldades de decodificação e na correspondência entre letras e sons. As dificuldades de compreensão de textos, nesses casos, decorreriam das limitações de decodificação. Mas, quando esses mesmos textos são apresentados oralmente, poderiam ser compreendidos.

Seria um tipo de distúrbio de leitura e escrita, saindo de uma dificuldade localizada no processamento fonológico e caminhando na direção de alterações mais gerais no desenvolvimento da linguagem.

Porém, deve-se levar em consideração que as diferenciações podem representar um desafio na prática, principalmente por conta da sobreposição de problemas de desenvolvimento e aprendizagem e outros transtornos.

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