Clínica de especialidades Danielle Sá

  • A Clínica
  • Blog
  • Especialidades
  • Exames
  • Convênios
  • Contato
  • Home|
  • Blog

Blog

Orientações e dicas para aprimorar a fala e linguagem da criança
19/09/2019

Orientações e dicas para aprimorar a fala e linguagem da criança

Para ajudar no processo de desenvolvimento, seguem orientações quanto ao treino e aprimoramento da linguagem da criança durante a primeira infância:

-Garantir que a criança esteja com a atenção ao rosto do falante, para isso devemos ficar na altura/ no mesmo nível dela e se necessário, utilizar estratégias para esse foco, como levando o item no qual ela está interessada para próximo do nosso rosto, fazendo a criança direcionar o olhar;

-Incentivar cumprimentos e relações interpessoais;

-Auxiliar no processo de atenção compartilhada, com jogos interativos, nos quais cada um tenha sua vez de jogar, treinando também situação de esperar/aguardar e garantindo que o foco da criança se mantenha nessa tarefa;

-A troca de turnos pode ser incentivada com as seguintes atividades: construção de torres intercalando as pessoas para adicionar blocos; usar objetos com barulho, cada um tem a sua vez de fazer o som; cada um desenha uma coisa, fantoches/miniaturas falando em uma brincadeira e quebra-cabeças simples, trocando turnos para encaixar as peças;

-Ensinar que é possível realizar novas tentativas para que o que planejamos ocorra, reforçando as atitudes positivas da criança;

-Desenvolver o simbólico, aproveitar brinquedos e principalmente objetos para criar novas atividades com eles, explorando o item e a criatividade;

-Cantar uma música junto com a criança e incentivá-la a imitar seus gestos ou completar trechos;

-Sentar-se de frente para a criança, olhando para o rosto dela; usar carros e bolas para empurrar e rolar um para o outro; você ou a criança podem dizer "já" para fazer o outro empurrar o brinquedo;

-Incentivar o jogo simbólico: você e a criança reproduzem na brincadeira situações de vida diária; depois tentam reproduzir situações com bonecos e brinquedos (comer, dormir).

-Apresentar um grupo de objetos ou figuras e pedir para a criança pegar as três ou quatro solicitadas;

-Escolher três objetos e/ou figuras e solicitar que a criança realize uma ação com eles, ou com cada um deles;

-Dar instruções de três ou mais itens para a criança executar na mesma ordem oferecida;

-Ler histórias curtas com imagens, mostrar primeiros as imagens, nomear personagens, ver o que a criança acha que vai acontecer e deixar ela participar do processo, deixando-a falar, depois contar e desenhar/pintar a experiência junto com quem realizar a tarefa com ela;

-Apresentar desenhos em preto e branco e pedir para a criança pintar cada imagem de uma cor;

-Incentivar a criança a escolher  refeições, vestimentas, brinquedos, brincadeiras (exemplo: "Você quer leite ou suco?"; "Vamos dar água ou comida para o cachorro?");

-Brincar de eco, reproduzindo palavras que uma outra pessoa emitiu estando escondida, ou com a boca tampada, ou com a criança de olhos fechados;

-Apresentar imagens de categorias semânticas diferentes (como vestuário, alimento, locais, brinquedos, animais, entre outros) e inicialmente nomear para a criança;

-Pedir para a criança apontar/pegar figuras solicitadas dentre vários itens; assim como parear figuras iguais e nomear imagens tanto frequentes, como menos familiares;

-Utilizar jogos como Lince, Memória, Dominó, etc., para treinar o próprio reconhecimento, pareamento e nomeação;

-Criar cenários para a criança escolher as imagens e colocá-las nos locais corretos;

-Mostrar objetos concretos e seus pares em figuras, aproveitar e treinar conceitos, como cor, forma e tamanho;

-Treinar vocabulário com imagens cotidianas que demonstram ações;

-Usar imagens para treino de designação de funções, “Para que serve...?”;

-Treino de elaboração de perguntas e respostas, com “O que, como, onde, etc.”;

-Descrever imagens de situações cotidianas, ou sequências de até duas figuras, com perguntas: “O que está acontecendo aqui” e variações;

-Colar imagens em sequência, criando uma frase;

-Após a produção da criança, dar um feedback auditivo do padrão correto, emitindo a palavra novamente de forma adequada, inserindo-a na própria fala.

Busca

buscar

  • Fonoaudiologia

  • Psicologia

  • Pediatria

  • Dermatologia

  • Palestras

  • Psicopedagogia

  • Fisioterapia

  • Neuropsicologia

  • Clínica Médica

  • Otorrinolaringologia

  • Fotos

  • Nutrição

  • Pneumologia

  • Estética

  • Neuropediatria

  • Terapia Ocupacional

  • Oftalmologia

  • Biomedicina

  • Psiquiatria

  • Podologia

  • Musicoterapia

  • Neurologia

  • Otorrinolaringologista

  • Nutricionista

  • TDL

  • Teste Vestibular

  • Neurologista

  • Autismo

  • Aparelhos Auditivos

  • Sobrepeso

  • Dicas

  • Fonoaudiológa

  • Exames

  • informativos

  • Aparelhos

  • Exame

  • Home
  • A Clínica
  • Blog
  • Contato

© 2017 Clínica Daniella Sá| SPEEDWEB MD