Clínica de especialidades Danielle Sá

  • A Clínica
  • Blog
  • Especialidades
  • Exames
  • Convênios
  • Contato
  • Home|
  • Blog

Blog

Vamos falar sobre: Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem - Parte 4
11/10/2018

Vamos falar sobre: Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem - Parte 4

Comorbidades. Quando o TDL não aparece sozinho

Muitas vezes a criança com TDL apresenta paralelamente outros transtornos, que são conhecidos como comorbidades. Existem diversas condições que podem se associar com TDL. Falaremos resumidamente sobre algumas delas, e como podem modificar o comportamento das crianças.

AFI - Apraxia de Fala na Infância

A apraxia é um distúrbio motor da fala, onde existe uma dificuldade do cérebro para planejar e sequenciar os movimentos executados pelos músculos da face, responsáveis pela emissão dos sons. Quando a apraxia acontece junto com o TDL, a criança terá a dicção especialmente prejudicada, além da dificuldade de construir frases, devido ao TDL. Nesse caso, é importante que ela seja acompanhada por um fonoaudiólogo especialista em apraxia.

TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

O TDAH é um transtorno no qual as crianças apresentam um comportamento constantemente impulsivo e distraído. São agitadas, desorganizadas e muitas vezes não conseguem terminar as tarefas propostas.

Quando o TDL acontece paralelamente com TDAH, teremos uma criança que não terá paciência durante as terapias de fala e não demonstrará esforço para tentar acompanhar uma conversa. Amas as condições prejudicam o acompanhamento escolar. Neste caso, além do fonoaudiólogo, a criança precisara ser acompanhada por um neuropediatra e outros profissionais que forem necessários para melhorar seu ajustamento.

TPS - Transtorno de Processamento Sensorial

TPS é um transtorno bastante comum e pouco conhecido. Acontece quando o cérebro não consegue processar simultaneamente todas as informações captadas pelos sentidos: visão audição, tato, olfato, paladar e sistema vestibular e proprioceptivo.

Essas falhas causam uma desregulação na criança, levando a comportamentos de compensação variados. Podemos resumir, dividindo em dois tipos, as características das crianças com TPS:

- As que buscam sensações:

• Gostam de correr, girar, pular e escalar moveis;

• Gostam de brincar com massinha, tinta, lama e substancias diversas;

• Colocam comida demais na boca;

• Costumam agarrar as pessoas e brincar de lutinhas;

• Gostam de cheirar e tocar tudo que podem.

- As que evitam sensações:

• Não gostam de ambientes barulhentos e de sons altos (tapam os ouvidos);

• Não gostam de serem tocados;

• Tem muita sensibilidade a certos tecidos e etiquetas de roupas;

• Andam na ponta dos pés;

• São muito seletivos com a alimentação.

Muitas crianças apresentam características mistas. O profissional que faz o diagnóstico e o tratamento da TPS é o terapeuta ocupacional. É muito comum o TPS acompanhar o TDL. Neste caso, a criança precisa ser acompanhada por um TO em conjunto com um fonoaudiólogo.

DPAC - Distúrbio do Processamento Auditivo Central

O DPAC é caracterizado por uma falha do sistema nervoso central em processar as informações captadas pelas vias auditivas. Geralmente o aparelho auditivo periférico está preservado. A criança tem a audição normal, porém as habilidades auditivas de detecção e interpretação dos sons estão alteradas.

Neste caso, a criança não será capaz de desenvolver a linguagem corretamente e deverá ser avaliada por um fonoaudiólogo, para verificar se há suspeita de comprometimento nas habilidades auditivas. E, caso seja necessário, iniciar a estimulação precocemente. Alguns sinais do DPAC são comumente observados:

• Distração e desatenção;

• Dificuldade e/ou demora pra compreender o que está sendo dito;

• Dificuldade para compreender palavras ou frase de duplo sentido, piadas ou metáforas;

• Dificuldade para perceber de onde vem determinado som;

• Agitação motora.

A partir dos 6 anos a criança poderá realizar um exame especifico para avaliar o processamento auditivo central (PAC), com fonoaudiólogo especializado em cabine acústica. Tal exame, mostrará quais as habilidades auditivas estão prejudicadas e, a partir daí, o profissional poderá desenvolver um plano de reabilitação que atenda diretamente as necessidades daquela criança.

Busca

buscar

  • Fonoaudiologia

  • Psicologia

  • Pediatria

  • Dermatologia

  • Palestras

  • Psicopedagogia

  • Fisioterapia

  • Neuropsicologia

  • Clínica Médica

  • Otorrinolaringologia

  • Fotos

  • Nutrição

  • Pneumologia

  • Estética

  • Neuropediatria

  • Terapia Ocupacional

  • Oftalmologia

  • Biomedicina

  • Psiquiatria

  • Podologia

  • Musicoterapia

  • Neurologia

  • Otorrinolaringologista

  • Nutricionista

  • TDL

  • Teste Vestibular

  • Neurologista

  • Autismo

  • Aparelhos Auditivos

  • Sobrepeso

  • Dicas

  • Fonoaudiológa

  • Exames

  • informativos

  • Aparelhos

  • Exame

  • Home
  • A Clínica
  • Blog
  • Contato

© 2017 Clínica Daniella Sá| SPEEDWEB MD